Biografia
Era uma vez uma bailarina...


Safiyah, nascida em Lisboa, dança desde pequena, tendo se iniciado em Modern Jazz e Contemporâneo. Mais tarde, a viver em Londres, descobriu a sua grande paixão e vocação nos famosos Pinneaple Studios e iniciou os seus estudos em Dança Clássica Egípcia, tendo rapidamente completado todos os níveis. A partir daí dedicou-se à formação em Dança Oriental e noutras danças étnicas e do mundo que a complementassem como Clássica Persa, Danças Ciganas, Clássicas Indianas, Bollywood e outras. Estudou com grandes mestres de renome internacional a nomear: Dina Talaat, Randa Kamal, Farida Fahmy, Raquia Hassan, Doaa Salam, Mohamed Farouk, Hoda Ibrahim, Nourhan Sharif, Asmahan, Kamilia, Hossam Ramzy, Shahrzad, Pierre Haddad, Jillina, Khaled Mahmoud, Joana Saahirah, Mohamed El Sayed, Didem, Serkan Tutar, Azad Kaan, Gigi Dilshad, Esmeralda Colabone, Karim Nagi, Yasmina of Cairo,  Marta Korzun, Oxana Bazaeva, Miriam Peretz e muitos mais. A nível nacional é de salientar as aulas regulares e particulares com os professores: Yolanda Rebelo, Diana Rego, Baltazar Molina, Lajja Sambhavnath, Tânia Luiz e outros. Além da Dança também pratica Yoga, Pilates e treino funcional que utiliza como complemento na metodologia das suas aulas.
Começou a dar aulas regulares em 2009, nomeadamente na sua zona de residência - Ericeira, Mafra - e ministra workshops por todo o país, sendo já actual convidada a ensinar internacionalmente.
A artista Portuguesa não se fica por "casa" e, além de viajar para dançar e ter contínua formação com os seus mestres no Egipto, Turquia e Emirados Árabes Unidos, percorre regularmente o "mundo árabe" de forma a ter contacto vivo e genuíno com a cultura que representa. Desde 2019 que organiza viagens temáticas e personalizadas para alunas, bailarinas e entusiastas pela dança aos mesmos países.
Como autodidacta estuda História de Arte, Cultura e Língua Árabe; frequenta esporadicamente cursos sobre a presença Árabe e Islâmica na Península Ibérica e na Literatura Portuguesa; e ocupa-se especialmente a pesquisar sobre a contextualização sócio-cultural da sua arte. 
Dançou nos maiores Festivais de Música do Mundo em Portugal - MED Loulé e FMMSines, e nos Festivais Internacionais de Dança Oriental a nomear Ahlan Wa Sahlan Festival no Cairo, Rakkas Istanbul Festival e Ishtar Congress no Dubai. Foi bailarina a solo na Passagem de Ano 2015/2016 no mítico Dar El Salam em Marrakech onde rodaram alguns filmes de Hollywood. Dança regularmente em festivais, festas particulares, eventos corporativos e diplomáticos, feiras históricas e outros.
Criou e colabora/ou com inúmeros projectos como: Gnawa Al Baraka (Grupo Marroquino), Emad Selim Group (Tanoura e Dança Egípcia), TAMARA (Música e Dança Fusão Oriental), Batida Balkanica (Dj Set e Performance), Orientalism (Música e Dança Oriental), Hafla Tarab (plataforma de divulgação de danças do mundo).
A bailarina produz espectáculos e organiza outras iniciativas de forma a preservar, divulgar e desmistificar a Dança Oriental.
Safiyah é ainda embaixadora da marca Pharaonix of Egypt e membro do Conselho Internacional da Dança pela UNESCO, desde 2019. 


Profissional de excelência. Dança com corpo e alma numa sintonia perfeita com a música

Leonor Mourão